As etapas iniciais de planejamento para shopping centers e ou qualquer complexo comercial de qualquer porte, incluem estudos desenvolvidos em três frentes que, quando somadas, criam uma ferramenta de análise e decisão fundamental para empreendedores, investidores e agentes de funding.
1 – Estudo de Mercado
O estudo de mercado é de vital importância para o planejador e empreendedor de shopping centers. É óbvio, mas sempre devemos lembrar, que a receita do shopping center advém única e exclusivamente do público consumidor conquistado pelo empreendimento. Conhecer profundamente e atender este público são resumidamente os passos necessários ao sucesso do negócio.
No estudo de mercado, importantes informações são levantadas, como mensuração do mercado nas áreas de influência, análise de oferta e demanda, renda disponível, hábitos de consumo, e o mais importante: potencial de vendas. Essas informações são embasamento fundamental para qualquer planejador.
2 – Anteprojeto Arquitetônico
O anteprojeto é etapa fundamental do planejamento, englobando o dimensionamento do empreendimento, o layout operacional e comercial, e a definição macro do tenant mix.
O dimensionamento planejado do empreendimento proporciona ao empreendedor uma maior rentabilidade e consequentemente um retorno mais rápido do investimento. É importante dimensionar cada etapa do empreendimento compatível com o mercado em desenvolvimento. O layout corretamente projetado garante um fluxo de clientes equilibrado dentro do shopping, evitando áreas e corredores de baixo fluxo.
O tenant mix é a peça fundamental de qualquer planejamento. O shopping é, em sua concepção, espelho das lojas que oferece ao seu público consumidor. O correto casamento do mix com as necessidades de seu consumidor é o caminho para o sucesso do empreendimento. É necessário lembrar sempre: shopping é negócio de varejo.
3 – Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira
O estudo de viabilidade é a peça que junta todas as pontas, nele são consideradas as informações mercadológicas, custos de obras e implantação, estimativas de receitas pré e operacionais, despesas, projeções de crescimento, vacância e inadimplência. Isso tudo para que o investidor enxergue com clareza sua necessidade de aporte, estruturação de funding e rentabilidade.
O Ponto de Decisão
Chamamos esse pacote, simplificadamente, de Ponto de Decisão, por consolidar todas as informações necessárias para uma análise completa tanto nos aspectos financeiros quantos nos aspectos de risco do negócio. Em nosso mercado atual, a elaboração desse pacote é primordial, sem ele o projeto nada mais é do que uma ideia ou um desejo. Qualquer futuro investidor, sócio e ou agente financiador necessitará imprescindivelmente dessas informações para sua análise de mitigação de riscos e tomada de decisão. Todo projeto concorre hoje com infinitas outras oportunidades de investimento, quem estiver à frente, melhor fundamentado, será o vitorioso.